Completo Biofisica
Introdução
Espectrofotometria é um método biofísico de analise de substâncias, que apresenta como principal objetivo a determinação da concentração de soluções. Baseia-se na absorção das radiações eletromagnéticas pelas soluções.
Seus parâmetros se definem através da absorbância (quantidade de luz absorvida pela solução) e transmitância (quantidade de luz que consegue passar através da solução).
A Lei de Lambert e Beer demonstra que uma relação direta e exponencial entre a concentração de uma solução e a luz absorvida por ela. Quando um feixe de luz monocromática atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é absorvida pela solução e o restante é transmitido. A absorção de luz depende basicamente da concentração das moléculas absorventes e da espessura da solução – caminho óptico (Figura 1.1).
Componentes do Espectrofotômetro
A luz, habitualmente fornecida por uma lâmpada, é fracionada pelo prisma ou rede de difração (monocromador) nos comprimentos de onda que a compõem (luzes monocromáticas). O comprimento de onda selecionado é dirigido para a solução contida em um recipiente transparente (cubeta). Parte da luz é absorvida e parte é transmitida. A redução da intensidade luminosa é medida pelo detector (célula fotoelétrica) porque o sinal elétrico de saída do detector depende da intensidade da luz que incidiu sobre ele. O sinal elétrico amplificado e visualizado no galvanômetro em números é lido como uma absorbância e é proporcional à concentração da substância absorvente existente na cubeta.
Figura 1.2 Esquema óptico dos principais componentes do espectrofotômetro. (a) fonte de luz
(b) colimador
(c) prisma ou rede de difração
(d) fenda seletora de X
(e) compartimento de amostras com cubeta contendo solução
(f) célula fotoelétrica
(g) amplificador.
Objetivo:
Verificar a absorbância e a Transmitância
Materiais
- Balão volumétrico 100 mL
- Béquer 100 mL
- Bastão de vidro
- Vidro de