Relatório de biofísica completo
Este relatório relaciona pH e solução tampão. Ph é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza é um índice que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância líquida. Ácidos são espécies doadoras de prótons (H+) e as bases são espécies receptoras de prótons. Assim um meio é ácido quando seu pH é menor que 7 e alcalino quando maior que 7.
Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH mantendo o equilíbrio quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução. Sabe-se que todo ácido fraco ou base fraca possui seus respectivos pares conjugados e, ainda, que um ácido fraco tem sua base conjugada forte e uma base fraca tem seu ácido conjugado forte.
Com finalidade de comprovar este equilíbrio ocasionado pela solução tampão, foram realizados alguns experimentos que serão descritos no conteúdo deste relatório.
OBJETIVO
Esse experimento foi realizado com objetivo de conceituar pH trazendo para a prática o que foi ensinado na teoria. A partir disso, foi possível determinar o pH de determinadas soluções pelo método conhecido como colorimétrico, observando também a variação de pH de acordo com o tamponamento ou não tamponamento recorrente na na solução apresentada.
MATERIAIS E MÉTODOS Para a realização dos experimentos utilizou-se os seguintes materiais: 11 Tubos de ensaio; Pipetas graduadas ou volumétricas de 1 e 10 mL; Tampões de pH 4; 5; 6; 7; 8; 9 e 10; Indicador universal; Hidróxido de sódio 0,1mol/L; Ácido clorídrico 0,1 mol/L. Foram utilizados nos métodos a seguir:
1- Foi preparada uma bateria de 7 tubos de ensaio. Adicionou-se ao primeiro tubo 1 ml de solução tampão pH 4, no segundo, tampão de pH 5, e assim por diante até o tampão de pH 10. Adicionou-se também a cada tubo 9 ml de H2O destilada e 5 gotas do indicador universal. Assim, foi criada a bateria