Vida com qualidade, é vida sem dor.
Disciplina: Biofísica
Atividade Colaborativa
NOME
Natália Lopes Fernandes
RA
6826456786 Vida com qualidade, é vida sem dor.
O histórico clínico e exames físicos do paciente são muito importantes para o diagnóstico e a iniciação terapêutica desse paciente com dor.
Pacientes queixam-se na consulta de dor nos ombros, nas pernas, quadris, pés, também de lombalgia, dores na região glútea, cotovelos e pulso. Entretanto, existe alta frequência de exames físicos em pacientes com queixas abominais e cutâneas. A dor musculoesquelética pode ser:
Artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia, classificada como generalizada.
Espondilose, fratura, infecção, na região lombar.
Cefaleia tipo tensão, disfunção de ATM e tumor, localização craniofacial. Entre outras.
Os procedimentos terapêuticos usados nesse tipo de processo doloroso tem o objetivo de aliviar a dor e melhorar a função. Por exemplo, tem sido muito utilizado na reabilitação e prevenção do DTM (Disfunção Temporomandibular) os recursos terapêuticos, como crioterapia, termoterapia, eletroterapia, terapia manual, reeducação postura, também a mobilização e o uso de aparelho para exercitar a mordida. Outro exemplo de intervenção fisioterapêutica é na Síndrome Fibromiálgica, mais conhecida como Fibromialgia (FM). Onde os pacientes apresentam dor muscular difusa, do articular, rigidez matinal, formigamento, depressão, insônia, etc. Diminuindo sua capacidade funcional, de alongamento do músculo e da capacidade aeróbica. A fribromialgia é de difícil tratamento, além da fisioterapia, acupuntura, exercícios, estão associados analgésicos. Há também a necessidade da mudança de estilo de vida. No tratamento pode-se utilizar a terapia manual, como massagem, alongamento, mobilização e manipulação, também estimulação elétrica. A partir disso, desde a primeira sessão de fisioterapia, o paciente apresenta