Análise da entrevista feita à Veja de Pedro Collor
Deficiência mental, intelectual inferior e o preparo para a vida cotidiana.
Alunos com deficiência mental são inclusos em centro de educação na cidade de Bezerros (PE).
O município de Bezerros (PE) possui o Centro de Educação Especial de Bezerros (CEEB), no qual jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade e que possuem deficiência, são matriculados para o recebimento de tratamentos especiais.
O centro foi inaugurado em 2007 e atualmente contém 65 alunos matriculados, com uma equipe de 27 funcionários, incluindo professores, merendeiras e área administrativa.
A gestora do CEEB Maria Soares, afirma que a prefeitura de Bezerros oferece excelente suporte para a realização dos trabalhos.
A contratação de professores quando necessária, é feita através da monitoria dos trabalhos realizados por eles nas escolas regulares. “Por mais que você se capacite, o dia-a-dia é o que faz a história, porque cada um é uma história. Não existe receita.” Declara Maria Soares em relação aos cuidados com os alunos.
São realizadas atividades como pinturas, danças, recortes, reciclagens e viagens à lugares turísticos da cidade, como também para cinemas e lugares recreativos.
Alguns alunos participam do paraesporte regional e estadual, recebendo premiações e destaque municipal.
João da Costa, pai de um dos alunos, diz que sente total confiança em deixar seu filho no centro especial, “fico tranquilo quando ele está No CEEB, em casa ele não teria todas essas atividades que ele pratica”.
O CEEB também é um local de treinamento para estagiários no curso de pedagogia, devido à inclusão social das crianças deficientes em escolas regulares. Por isso, o centro disponibiliza a visitação e o trabalho para estudantes da área de educação. O estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela ainda que 61,1% da população com 15 anos ou mais e que porta pelo menos uma deficiência, não tem nenhuma instrução ou não completou o ensino fundamental. Este número