Texto Argumentativo
“Ser professor em Portugal no século XXI”
Hoje em dia, verifica-se cada vez mais o desinteresse pelas matérias lecionadas na sala de aula por parte dos alunos, no entanto, a reações que os professores tem face ao comportamento dos alunos é, por vezes, inadequada e ineficaz, o que dificulta ambas as partes, por um lado os alunos não conseguem desenvolver capacidades de aprendizagem nem de conhecimento sobre matérias que lhes é fornecida pelos seus professores. Por outro lado, os professores não conseguem atingir os seus objetivos de obter desenvolvimento nas competências dos alunos que serão necessárias para a vida futura do mesmo. Receio que as estratégias ou métodos que os professores utilizam para lecionar a matéria pretendida, em alguns casos, não seja a adequada, de modo a conseguir motivar o aluno a querer saber mais sobre o assunto.
A educação dos jovens alunos está cada vez mais “manchada” pela falta de acompanho da família e de outros agentes sociais, durante todo o processo de crescimento e aprendizagem do aluno.
No meu ponto de vista, a educação é um processo que se inicia a partir do momento em que se nasce, pois, consiste numa criação de hábitos e valores que é transmitida de pessoas para pessoas. Segundo Séneca, "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida."
Creio que as escolas têm vindo a desmoronar-se, pois, as pessoas responsáveis pelas direções das escolas não fazem o seu trabalho devidamente correto, como, por exemplo, não conseguem impor-se com o seu nível hierárquico perante os comportamentos dos alunos, como também dos professores.