Testes
Teste de Neer - Verifica os comprometimentos do tendão do supra espinhoso nos casos de tendinite, principalmente pela síndrome do impacto. Coloca-se o paciente com o membro superior em rotação medial, e solicita-se ao mesmo a realização da flexão do ombro
Teste de Yergason-O paciente deve estar sentado ou em pé, com o úmero em posição neutra e o cotovelo em 90º de flexão. O paciente é solicitado a fazer rotação externa e supinação do seu braço contra a resistência manual do terapeuta. O Teste de Yergason é considerado positivo se for reproduzida a dor no sulco bicipital durante o teste.
Teste de Apley-A seguir, instruir o paciente para colocar a mão atrás das costas e tentar tocar o ângulo inferior da escápula oposta. Ao se fazer isso, está sendo posta tensão nos tendões do manguito rotador. A exacerbação da dor indica tendinite degenerativa de um dos tendões do manguito, usualmente do tendão supra-espinhoso.
Teste de Patte – Verifica os comprometimentos do músculo infra-espinhoso.Colocar o ombro do paciente numa posição de abdução a 90 graus com rotação lateral, e cotovelo fletido também a 90. Nesta posição solicitamos ao paciente uma rotação lateral forçado enquanto colocamos resistência para que o movimento não seja executado. Em casos de comprometimento do infra-espinhoso, o paciente irá relatar dor no local da inserção do músculo
Teste Job - Teste para verificar lesões do supraespinhal, paciente em pé com o ombro elevado a 90º e com rotação interna, fisio irá fazer resistência apoiando no cotovelo do paciente, que fará elevação contra a resistência do fisio, positivo dor na região do tendão do supraespinhal.
TESTES CERVICAL
Teste Tração - verifica a compressão das estruturas intercais. Paciente sentado, o fisioterapeuta realiza uma tração na cabeça do paciente. O teste é positivo se o paciente sentir alívio dos sintomas.
Teste Compressão - verifica a compressão das estruturas intercais devido à protusão discal, hérnia discal e