doutora
AMÉRICA LATINA E SUSTENTABILIDADE SOCIO AMBIENTAL
PROFº TELMO ADAMS
REAPROVEITAMENTO DE BORRACHA NO PROCESSO PRODUTIVO DE CALÇADO TIPO VULCANIZADO
SÃO LEOPOLOD, NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falarei, superficialmente, sobre diversos detalhes do processo produtivo de calçados tipo vulcanizado. Produzidos a partir de látex, que é extraído da seringueira, adicionados alguns produtos de aceleração e vulcanização por temperatura, forma a borracha vulcanizada. Veremos que durante o processo de fabricação é possível reaproveitar parte da matéria-prima e de reciclagem, de outra parte. Tendo em vista o tempo para decomposição da borracha vulcanizada na natureza, esse processo se torna de grande valia para a população, para o produtor do calçado e ainda mais para a natureza.
PROCESSO PRODUTIVO – O INÍCIO
Inicialmente, o processo produtivo de um calçado vulcanizado é dado através da extração do látex natural da seringueira. Esse processo é feito basicamente por uma ranhura na árvore, que ao tentar cicatrizar a ferida, exala o látex natural. Feito isso, são adicionados alguns ingredientes aceleradores e vulcanizadores para que, quando seja colocado no calçado e o conjunto inteiro entre em um forno de autoclave, a borracha seja vulcanizada e saia pronta para uso.
PROCESSO PRODUTIVO – PROCESSO DE RECICLAGEM
Um dos passos, para o processo produtivo de um calçado vulcanizado é a confecção do solado que será utilizado. Porém durante essa confecção existe um certo desperdício de borracha. Como é feito: a borracha, já com seus componentes, aceleradores e vulcanizantes é colocada dentro de uma matriz, que é colocada dentro de uma prensa com temperatura de aproximadamente 200ºC, força de prensagem de aproximadamente 5 kg/cm² e tempo de 120 segundos. Após essa prensagem, é retirada a rebarba ao redor da sola. Essa