doutora
MELANIE KLEIN
Principais contribuições:
• Fundamentos da analise de crianças e do Complexo de Édipo;
• Formulação do conceito de posição depressiva e de mecanismos de defesa maníaca;
• O estudo dos estádios mais primitivos. Formulou o conceito de posição esquizoparanóide.
- Criou o método de análise através da Ludoterapia. Formulou que é possível checar ansiedades, angustias e sintomas, verificar o funcionamento dos mecanismos de defesa e fazer análise em crianças pequenas.
- Formulou o conceito de fantasia, que é o representante psíquico dos instintos, que podem ser de diferentes naturezas, o que as leva a ocorrer de modos determinados ou específicos nas suas relações com a realidade externa.
A ação de um instinto é expressa na vida mental pela fantasia da satisfação.
Agem a partir do nascimento, a primeira fome e o esforço instintual para satisfazê-la são acompanhados pela fantasia de um objeto capaz de satisfazê-la. Os objetos fantasiados e a satisfação que é deles derivada são experimentados como acontecimentos físicos.
Estando o principio do prazer-sofrimento em ascendência, as fantasias são onipotentes e não existe diferenciação entre ela e a experiência da realidade.
A sua formação é uma função do ego, e a sua concepção pressupõe um grau de organização do ego muito maior do que o que foi postulado por Freud, que é capaz de formar relações objetais tanto na fantasia quanto na realidade. A partir do nascimento o bebê tem de lidar com o impacto da realidade e frustração de seus desejos.
A realidade influencia a fantasia e a fantasia influencia a realidade.
- O aspecto defensivo da fantasia: Quando o individuo produz uma fantasia de satisfação de desejo evita a frustração e a realidade externa e defende-se também de sua realidade interna.
As fantasias podem ser usadas também como defesas contra outras fantasias.
A diferença entre o uso da fantasia inconsciente como uma defesa e os mecanismos de defesa reside entre um