Bacharel
FALTA DE CONFIABILIDADE EM ESTOQUE DE
EMPRESA DISTRIBUIDORA DE PAPELARIA EM
GERAL
Artigo do Curso Engenharia de Produção - 5°ano
Do Centro Universitário do Norte Paulista,
Nome: Leonardo Augusto de Oliveira Silva.
Evandro José Cinciareli
José Eduardo Nabuco
Nésio Buranello Junior
Disciplina: Gerenciamento da Qualidade
Professor: PhD. Keila de Souza Silva
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
INTRODUÇÃO
– Apresentação do Caso e das Ferramentas aplicadas
Constantemente nos deparamos vários problemas em processos de estocagem e armazenamento de materiais em empresas que possuem um grande inventário. Entre esses problemas temos falta de materiais, divergências em comparação de estoque físico e contábil, materiais em degradação, e outras inúmeras adversidades.
O estoque de materiais, apesar de não reconhecido como qual, é um processo de suma importância no âmbito empresarial, pois se trata de dinheiro da empresa que está empenhado em mercadorias paradas em algum galpão, ou seja, quanto menos movimento de estoque, menos movimento de dinheiro da companhia (ACCIOLY, AYRES E SUCUPIRA 2008).
Segundo Dias (2009) a gestão de estoque pode ser definida como um conjunto de atividades que visa, por meio de respectivas políticas de estoque, o atendimento das necessidades da empresa, com a máxima eficiência e ao menor custo, por meio de maior giro possível para o capital investido em materiais. A empresa objetivo do presente estudo, possui um estoque central onde são armazenados seus materiais disponíveis para venda.
A Selucan Atacado de Papelaria Eireli, é uma empresa familiar de médio porte, situada em São José do Rio Preto no estado de São Paulo. Tendo um faturamento anual em média de R$ 30mi, está presente no mercado a 25 anos no ramo de atacado de papelaria, fornecendo para bazares, papelarias, livrarias, escolas, escritórios e etc. Possui seu quadro 93 funcionários, contando com um sistema de ERP (Enterprise