testes para atletas de futebol
INTRODUÇÃO:
O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, e a cada dia ganha mais adeptos. É um esporte das massas, pois tem um papel social: pode unir pessoas de varias classes. Dentro dos segmentos do desporto de alto rendimento, a preparação física no futebol é um dos fatores que mais evoluiu nas últimas décadas e continua evoluindo (CUNHA 2009). O conhecimento científico do condicionamento físico para o futebol é de vital importância para o sucesso de uma equipe dentro de uma competição. No futebol moderno e competitivo, todos os detalhes são importantes, e por menores que possam parecer, podem decidir uma partida. O controle do treinamento é um detalhe esquecido por muitos e de extrema importância para o bom rendimento dos atletas e equipe.
O futebol é uma modalidade onde a imprevisibilidade das ações e o desgaste físico (percorrem cerca de 10 km por jogo) exigem um condicionamento físico excelente para responder aos diferentes estímulos da melhor maneira possível.
METODOLOGIA:
Será verificado o desempenho físico do atleta de futebol, em testes de velocidade, agilidade, resistência, flexibilidade e força. Os testes terão que ser aplicados o mais próximo possível da realidade do jogo. Com os testes, podemos observar as qualidades e as deficiências físicas de cada atleta, podendo assim organizar as posições de cada atleta de acordo com as qualidades, corrigir as deficiências e observar a evolução física de cada atleta.
Os testes serão divididos em duas etapas, uma em cada dia. No primeiro dia serão medidos os valores antropométricos dos atletas e aplicados os testes físicos de força e flexibilidade. No segundo dia serão aplicados os testes físicos de velocidade, agilidade e resistência. Todos os atletas participarão das duas etapas, assim mostrando seu desempenho físico e no final das duas etapas, os dados serão analisados.
1º DIA (testes antropométricos e testes de flexibilidade e