Prepara O F Sica No Futebol 1
Prof. Helder Barra de Moura
O preparador físico
Esse profissional na Grécia antiga, embora tenha desempenhado um destacado papel junto aos atletas, permaneceu por muitos séculos relegado a planos inferiores, talvez pela ignorância do valor que representava para o esporte, por parte dos promotores das atividades desportivas. No futebol, não houve exceção à regra, esses profissionais também não eram valorizados, o que favoreceu um afluxo de aventureiros, que desenvolviam uma preparação ineficiente e até medíocre, sem um planejamento consciente ou fundamentado numa estrutura básica sólida, contribuindo assim para a confirmação dessa marginalização. No entanto, nos últimos anos/décadas, tem-se observado uma preocupação maior em dotar as equipes de profissionais competentes e altamente preparados, para o desenvolvimento dessa árdua missão.
Hoje, mais comumente, uma função desempenhada pelo professor de educação física, o preparador físico tornou-se responsável pelo desenvolvimento e melhoria das qualidades físicas e habilidades motoras necessárias à prática desportiva. È competência deste profissional, entre outros:avaliar, programar e exercer o controle de todas as atividades físicas executadas pelos atletas.
O preparador físico e os atletas
Não se limita apenas ao desenvolvimento físico-atlético. Por se tratar de professor de educação física, a ação educadora deverá fazer-se presente, em todos os momentos.
É preciso que o atleta confie plenamente no preparador e o respeite, estabelecendo com ele um relacionamento de amizade, consideração mútua e respeito pelo papel que cada um desempenha neste trabalho de equipe para que todo o esforço seja coroado de êxito. O preparador físico e a equipe de trabalho
Esse trabalho de grupo engloba profissionais de diversas áreas como: saúde, política, assistência social, comunicação, entre outras, que trabalham afinados com o técnico, com o médico e demais componentes do grupo.
Com o