Sa de Preventiva e Social
Resumo do Artigo: Percepção do Processo Saúde-doença:
Significados e Valores da Educação em Saúde
Julia Cury de R. Bastos
Percepção do Processo Saúde-doença: Significados e Valores da Educação em Saúde, tem por objetivo discutir a percepção de conceitos como saúde e doença com profissionais do Programa de Saúde da Família, considerando que esse conhecimento é de fundamental importância para se desenvolver práticas educativas em saúde.
O artigo se inicia com a complexidade da vida contemporânea, as diversidades existentes em novos hábitos de vida através da globalização que alteram a qualidade de vida da população, o que causou mudanças no comportamento das pessoas e consequentemente ao agravo da saúde. Além de enfocar o sedentarismo como o fator de risco de maior prevalência na população, independente do sexo. Diante desse cenário, observa-se a dimensão da importância da educação em saúde a orientação de hábitos de vida saudáveis pelos profissionais de saúde do PSF, estes são atores sociais responsáveis pela democratização do conhecimento do processo saúde-doença, uma das diretrizes da ESF.
A educação em saúde surge como estratégia para promover saúde e prevenção primária e secundária e deve ser uma prática social centrada na problematização do cotidiano, na valorização da experiência dos indivíduos e grupos, tendo como referência a realidade na qual eles estão inseridos. É a soma de todas as experiências que modificam ou exercem influência nas atitudes ou condutas de um indivíduo em relação à saúde e aos processos que necessitam ser modificados.Tem como objetivo estimular as pessoas (público em foco/população) a realizar ações de promoção à saúde – seja pela adoção de hábitos de vida saudáveis, seja pela utilização de forma correta e cuidadosa dos serviços de saúde à sua disposição.
Os resultados encontrados foram analisados e subdivididos em categorias: dimensões do processo saúde-doença; dificuldades e barreiras para adoção de