trabalho vo2 maximo
Segundo Machado et. al. (2002) com a atividade física ocorre uma alteração no funcionamento do organismo, e para que haja uma manutenção desta atividade física por um período maior de tempo, é extremamente importante que ocorra uma grande oferta de oxigênio aos tecidos e primordialmente aos que estão sendo exigido exaustivamente. Caso haja uma diminuição de oxigênio poderá ocorrer o comprometimento do desempenho na atividade física.
Segundo Denadai (1995) durante o exercício físico a requisição de oxigênio pelo músculo que esta em atividade pode aumentar em ate 20 vezes e os outros músculos inativos no momento da atividade pode continuar com a mesma demanda de oxigênio. Com o aumento da atividade física são aumentados os fluxos sanguíneos nas musculaturas que esta sendo utilizada onde com este fluxo de sangue vem mais oxigênio. Com o consumo maior de oxigênio pela musculatura, há uma captação maior de oxigênio, esta captação aumenta de acordo com o maior esforço aeróbico até se chegar a um pico de captação onde ocorrera uma captação da mesma quantidade máxima de oxigênio onde não terá mais aumento.
Machado et. al. (2002) descreve que o melhor índice que representa a capacidade funcional durante a atividade física do sistema cardiorrespiratório é o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), o qual é considerado o método de aplicação e resultado padrão-ouro. O VO2max é determinado a maior captação de oxigênio alcançada por um individuo respirando no nível do mar o ar atmosférico.
Segundo Denadai (1995) o VO2máx. poderá ser representado em valores absoluto (1/min) ou em valores relativos ao peso corporal (ml.kg-1.min-1). Pelo fator da necessidade de energia variar em relação ao tamanho de proporção de um corpo, geralmente é mostrado o valor relativo do VO2máx. O que proporciona uma possibilidade de comparação em indivíduos de diversos tamanhos, mas sendo usado em exercícios que há uma sustentação do corpo pelo praticante. Exemplo: corrida. Quando não se há