henseniase
Naquela época tinha uma repunigação, pq se o individuo tivesse hanseníase era posto para fora da cidade, longe de contato.
A OMS, avisa que hanseníase continua e que tem acabar é de higiene precária, tem q ser tratada para ser erradicada. O TTo é difícil pq a hanseníase não pode ser cultivada, então não tem como fazer vacinas, assim se tornar difícil pq tem q da remédios
Hanseniase é uma doença crônica contagiosa granulomatosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, os locais que se alojam são vários, porém tem preferencia pelos sistema nervosa periférico. A Vichowiana ela pega vários órgãos, intestino, pele, olho.
A hanseníase pega por contato prolongado, so o contagio rápido se a pessoa tiver baixa na imunidade ou algum problema de neoplasia, HIV. Esse bacilo é eliminado direto por suor, urina, leite, semem, só que não pega.
Epidemiologia
São Mycobacterium leprae, bacilo, descoberto por Albert Hansem, é um gram positivo, bacilo alto resistente, método de Ziehl-Neelsen (fez comparação com do bacilo com cigarro) esse método é de coloração arvemelhado, ainda não foi cultivado.
Classificação é antiga, é difícil para os clínicos, tem que identificar características clinicas, bacteriológica, imunologica e histológica. Ela determina que tipo de bacilo, Hanseniase: iNderteminada, bacteriana, Vichowianna, era assim. Porém fica difícil para os clínicos preconizar os diagnostico
A ONU preconizou da seguinte forma, menos de 5 lesões e mais de 5 lesões: menos é pausibacilar e mais é multibacilar é o que vocês tem q saber hj.
Dentro desta classificação, lesão por lesão, característica: se é macula se papula, borde simétrico ou não, se hipocromica ou hipercromica.
Bacteriologica é quando agente ver as rúbias (não entendi 11`45``)
Imunológico próxima aula, hj quase não precisa isso pq é clinico
Histopatologico, nem