Testes de carboidratos
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Experimento 01
Testes para carboidratos
Carboidratos são desidratados quando tratados com ácidos fortes, sob condições não oxidantes. Os grupamentos aldeídicos ou cetônicos livres de monossacarídeos, ou dissacarídeos, são facilmente oxidados por soluções moderadamente alcalinas de íons cúpricos. Estes carboidratos são chamados de açúcares redutores porque reduzem os íons cúpricos para formar Cu2O, um precipitado vermelho tijolo. As aldoses são oxidadas a ácidos aldônicos e cetoses a produtos de oxidação de baixa massa molecular.
Procedimento: testes poderão ser feitos com diferentes carboidratos, amidos, frutas, vegetais, feijões etc
01 - Teste de Molisch: teste geral para carboidratos.
Adicione 10 gotas das soluções 1% de glicose, sacarose e amido em três tubos de ensaio distintos. Dilua cada solução com 2mL de água. Adicione duas gotas de solução de α-naftol em cada um dos tubos e agite.
Incline o tubo de ensaio e adicione lenta e cuidadosamente 3 mL de ácido sulfúrico concentrado para formar uma fase abaixo da solução de açúcar. Não agite o tubo de ensaio! A formação de um anel púrpura na interface indica a presença de carboidrato. Fazer o teste para todos os carboidratos que fazem parte da tabela (página 5).
Preparação da solução de α-naftol: dissolva 10 g de alfa naftol em 100 mL de etanol 95%.
02 - Teste de Barfoed: teste geral para distinguir monossacarídeos de dissacarídeos.
Adicione 2,5mL do reagente de Barfoed a diferentes tubos de ensaio e junte a estes tubos 2,5 mL de solução 1% de diferentes carboidratos. Agite e coloque os tubos (todos ao mesmo tempo) em banho de água fervente! Aqueça os tubos por cerca de 3 min. Durante este tempo observe os tubos e anote qualquer mudança de cor. Teste positivo para monossacarídeos indica a formação de precipitado vermelho tijolo de Cu2O dentro de 1 a 2 min! A não formação de