Caracterização de carboidratos
Ciências Biológicas
BQF 101 – Laboratório de Bioquímica
Prática 02: Caracterização de Carboidratos
INTRODUÇÃO
Os carboidratos, também chamados de açúcares são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Além de terem função energética, exercem função estrutural e podem ser classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula, em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos também chamados açúcares simples ou OSES, são os carboidratos mais simples, que não podem ser quebrados pela digestão. De acordo com o número de átomos de carbono, podem ser classificados em trioses, tetroses, pentoses e hexoses.
Os dissacarídeos resultam da união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde o hidrogênio, e o outro perde uma hidroxila e eles se unem por meio de uma ligação glicosídica, originando o dissacarídeo; simultaneamente, o hidrogênio e a hidroxila também se unem, produzindo uma molécula de água.
Os polissacarídeos são moléculas relativamente grandes, formadas pela união de numerosas moléculas de monossacarídeos. Os principais são: amido, glicogênio, celulose e quitina.
OBJETIVOS
• Ao final da prática, o estudante deverá ser capaz de executar testes para o reconhecimento de carboidratos.
• Entender o significado dos seguintes testes:
- Molish - Seliwanoff - Bial - Benedict - Barfoed - Iodo
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
➢ Tubos de ensaio
➢ Pipetas
➢ Tripé e tela de amianto
➢ Béqueres
➢ Bico de Bunsen
➢ Pinça
➢ Padrões: Arabinose,