Teste para detecção de carboidratos
Nesse experimento foram utilizadas duas substâncias para a detecção desses carboidratos, o Reagente Benedict e o Lugol.
O Reagente de Benedict, é um reagente químico de cor azulada, geralmente usada para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e sacarose.
Frutas, vegetais e outros compostos orgânicos que contém carboidratos de amido podem ser identificados com a aplicação de iodo de Lugol. Se os carboidratos estiverem presentes nos compostos, estes se tonarão pretos ou azuis escuros quando o iodo de Lugol for aplicado.
Objetivo
Fazer o teste com o lugol com diversos alimentos (Óleo, Batata, Casca de batata, Tomate, Casca e tomate e Farinha de trigo) para identificar se ele possui ou não amido em sua composição.
Fazer o teste com o reagente Benedict para determinar se a sacarose possui açúcar redutor.
Resultados e Discursões
Detecção de amido (Lugol)
Detecção de Açúcar redutor (Benedict)
Identificação
Óleo
Batata + +
Casca de Batata –
Tomate +
Casca de tomate –
Farinha de trigo + + +
Controle
Muito escuro + + +
Escuro + +
Traços +
Claro –
1- A resposta do teste de carboidrato do óleo usando a técnica do lugol foi que a técnica é incompatível com o material estudado.
2- Não houve reação do soro glicosado com o Lugol.
3- O Lugol depende da integridade do amido para dar positivo.
Reagente Benedict
Para que a reação aconteça é necessário um pouco de calor.
- Controle: Utilizado para saber se pode usar o reagente ou não, se o controle mudar de cor, da cor azulada para vermelha cor de tijolo ele está contaminado.
- No experimento de soro glicosado + Reagente Benedict, após levado ao fogo (Lamparina) houve a mudança de cor, ou seja, a reação deu positiva.
(Controle)
(contaminado)