Aceleradores de Partículas
Tem a função de acumular uma grande quantidade de energia num espaço de volume pequeno.
Tipos: - linear - as partículas viajam por um caminho longo e reto e colidem com o alvo.
- circular - as partículas viajam ao redor de um círculo até colidirem com o alvo
L.H.C: No ano de 2008,o mundo se voltou para o maior acelerador de partículas do mundo,denominado LHC que vem da sigla inglesa Large Hadron Collider, pode ser traduzido como Grande Colisor Elétron-Pósitron.Também o LHC é conhecido como a Maquina do Big Bang,é chamada assim porque os cientistas tentam recriar condições muito parecidas com as que existiram logo após o big bang em termos de temperatura e densidade extremas.Ele pode atingir temperaturas na ordem de -271,9 ºC com o uso de 10 mil toneladas de nitrogênio líquido.
Tevatron: Tevatron é um acelerador de partículas circular (ou síncrotron) situado no Fermilab. O Tevatron acelera partículas em uma anel com 6,3 km a energias de até 1 TeV. Foi completado em1983 ao custo de U$ 120 milhões e está sendo atualizado desde então. Por exemplo, o injetor principal, foi adicionado em 1994 por U$ 299 milhões. É o acelerador que detectou pela primeira vez o quark top. Foi desativado no dia 30 de setembro de 2011.
Ciclotron: O nome cíclotron significa “canhão circular”, pois ele é formado por duas partes na forma de D, que são eletrodos ocos, separados por um