Relatório de estágio
SANIDADE / BACTERIOLOGIA
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO
LUIZA LETÍCIA BIESUS
DEZEMBRO 2007
Orientadora: Jalusa Deon kich Projeto: Estratégias de controle para infecção por Salmonella em suínos.
Estagiária: Luiza Letícia Biesus Curso: Química Industrial de Alimentos Universidade: Universidade do Contestado UNC – Concórdia Período: 08/09/2007 a 11/12/2007
Objetivos
inserir o acadêmico com bolsa PIBIC de iniciação científica ao meio científico, através da pratica laboratorial em projetos de pesquisa.
Complementação educacional e prática profissional com efetiva atuação nas atividades pertinentes a sanidade animal.
Atividades desenvolvidas
Detecção de Salmonella
A técnica de detecção de Salmonella sp. é um método desenvolvido com a finalidade de garantir a detecção mesmo em situações extremamente desfavoráveis, com uma microbiota competidora muito maior do que a população de Salmonella sp., ou em que as células se encontrem em número muito reduzido, ou também células injuriadas. Está técnica é utilizada para a detecção de Salmonella sp. em suínos e em amostras de água de rio. A metodologia de detecção de Salmonella sp., consiste de três estágios: pré-enriquecimento, enriquecimento seletivo e isolamento seletivo.
Pré-enriquecimento: é utilizado para permitir que as células bacterianas, quando lesadas, possam se recuperar e multiplicar. O que eleva, desta forma, o número de Salmonella sp., que serão inoculadas nos meios de enriquecimento seletivo.
Enriquecimento seletivo: permite o crescimento preferencial de Salmonella sp., inibindo o crescimento de outras bactérias através de compostos tóxicos, pH, pressão osmótica. Tais fatores podem estar presentes de forma combinada ou