Testes antropométricos e auto avaliação
O teste antropométrico é o método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global. É aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional, sendo que este varia da desnutrição à obesidade. É apontado como sendo o melhor parâmetro para avaliar o estado nutricional de grupos populacionais, além de possibilitar diagnósticos individuais e coletivos, podendo ainda predizer o desempenho em atividades físicas das pessoas avaliadas.
Os parâmetros mais utilizados para o teste antropométrico são as medidas primárias como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.
O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado, e juntamente com outras variáveis, como a circunferência da cintura, permite a identificação de risco de doenças cardiovasculares. As circunferências analisam os padrões de distribuição da gordura corporal e podem ser identificadas no: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho. As dobras cutâneas são medidas pelo adipômetro e dão a estimativa da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, as principais dobras cutâneas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturilha. A somatória dessas dobras, aplicadas em um protocolo especifico ao caso, mostra a adequação de gordura corporal em porcentagem.
Testes físicos
Os testes físicos permitem identificar o condicionamento físico, muscular e cardiorespiratório, além de analisar o percentual de gordura. Este teste deve começar com um bom questionário para identificar os hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas do indivíduo. Geralmente são