Comparação antropométrica e da potência muscular de nadadores entre os estágios maturacionais.
Veronese da Costa, Adalberto; Oliveira, Hildeamo Bonifácio; Moreira Silva Dantas,
Paulo; Jefferson de Medeiros, Humberto; Fernandes Filho, José; Knackfuss, Maria Irany.
O objetivo principal do estudo foi comparar as características antropométricas e potencia muscular de nadadores em função dos estágios maturacionais.
Amostra
A amostra composta por 91 nadadores de sexo masculino entre oito e 18,9 anos, filiados à Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (FEAP) e à Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), que treinavam em média duas horas por sessão, cinco vezes por semana, e separados pelos estágios da maturação sexual proposto por Tanner.
Procedimentos
As amostras foram coletadas em períodos próximos a competição. Para classificar o nível da maturação sexual utilizou-se o método de auto-avaliação de Tanner através dos pelos pubianos validado por Matsudo, onde foi apresentado ao avaliado fotos com diferentes níveis de maturação que identifica a característica sexual particular.
Para avaliar as variáveis antropométricas foi verificado o peso, estatura, envergadura, e a diferença entre envergadura e a estatura (Dif. env-est). Para analisar a composição corporal foi utilizada as dobras subescapular e triciptal, seguindo o protocolo de Slaughter que segue os estágios maturacionais.
Para a potencia muscular foram realizados os seguintes testes:
-Pmi (potencia membros inferiores): teste de salto vertical seguindo o nomograma de Lewis
(kg x m/s)
-Pms (membros superiores): teste do lançamento da bola de Medicinebol dividindo o peso da bola (2kg) pela distância lançada em metros.
-Vm (velocidade média): a distância de 25 metros nado crawl sem saída de bloco, em piscina semi olímpica, dividido pelo tempo de nado (m/s).
-Pn (potencia de nado): o produto da massa corporal do nadador pela distância percorrida dividida pelo tempo de execução do