teste
(Autor desconhecido)
Estava na sala de jantar da casa da minha avó na fazenda[...] quando olho na janela vejo uma “pessoa” muito branca, magra, dedos compridos, rosto estranho, com a mão no vidro olhando para dentro[...] logo saiu correndo para o mato.
(Autor desconhecido)
Não suporto mais tantas exigências! Estou fadado de humilhação! Eles me sufocam dia a dia.
(Autor
desconhecido)
Estar com você é sempre muito bom!Sinto-me leve, tranqüilo e seguro. Não encontro palavras para expressar o enorme afeto que sinto por você!
(Autor
desconhecido)
EMOÇÃO
Complexo estado orgânico, de intensidade variável, acompanhado habitualmente de alterações víscero-musculares e de excitação mental muito acentuada. (CABRAL e NICK, 2002,
p. 91)
[...] sensação subjetiva que ocorre em resposta a um fator estimulante, geralmente externo [...] pertencente a uma classe comum de fenômenos não-racionais. (MARINO JÚNIOR, 2005, p. 43)
[...] estado afetivo dado pela introspecção, geralmente mediado por atos interpretativos.
(REID apud MARINO JÚNIOR, 2005)
[...] estados interiores que não podem ser observados ou medidos diretamente (DAVIDOFF,
2001)
COMPOSIÇÃO DA EMOÇÃO
Conhecimento: uma situação deve ser percebida e relacionada à realidade imediata antes que ocorra a emoção.
Expressão: as emoções mostram-se externamente por meio de atividades somáticas e autônomas, como expressão facial, lágrimas, enrubescimento ou palidez, riso, fuga ou ataque; e internamente, sob a forma de alterações viscerais ou vasculares.
Experiência: é a parte subjetiva do processo emotivo; é o que o indivíduo realmente sente introspectivamente quando emocionado.
Excitação: