teste
Slide 01
CDs (Centros de Distribuição)
Configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores, estas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em sortimentos e quantidades corretas para serem encaminhadas aos pontos de vendas.
Slide 02
CDs X Depósitos
Depósitos, operados no sistema push, são “instalações cujo objetivo principal é armazenar produtos para ofertar aos clientes”
CDs, operados no sistema pull, são “instalações cujo objetivo é receber produtos just-in-time modo a atender às necessidades dos clientes”
Slide 03
CDs - Funções Básicas
“Recebimento, Movimentação, Armazenagem, Separação de Pedidos e Expedição”
(Calazans - 2001)
*Crossdocking - é a operação na qual o produto é recebido e encaminhado diretamente para a expedição, de acordo com Apte & Viswanathan (2000), com o mínimo de tempo possível a fim de não manter estoque.
Slide 04
CDs - Funções Básicas
Recebimento - 1ª etapa da trajetória do produto, envolve o descarregamento das cargas e a conferência da quantidade e da qualidade dos produtos entregues pelos fornecedores. Após o registro no sistema gerenciamento de armazenagem, é indicado o local para alocação deste produto.
Movimentação - Transporte de pequenas quantidades de produtos no armazém. A movimentação e o manuseio de materiais absorve tempo, mão de obra e dinheiro, é preciso minimizar o manuseio dos materiais, a fim de não provocar movimentos desnecessários, além de aumentar o risco de dano ou perda do produto.
Armazenagem - Guarda temporária de produtos para posterior distribuição. Estoques são necessários para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. A área de armazenagem é composta, por estruturas como porta-paletes, drive-in, estanterias e racks, que são separadas por corredores para ter acesso às mercadorias, que são sinalizados para facilitar a operação do CD.
Separação – Picking é a “coleta do