Teste
Disciplina de Microbiologia do Curso de Técnico em Enfermagem – Professora Kellen Nunes
Santa Cruz do Sul – RS
Setembro de 2011
Hepatites
Débora Puglia consultoriopuglia@gmail.com Resumo
Este artigo foi realizado como parte das atividades da disciplina de microbiologia e tem como objetivo apresentar algumas noções gerais sobre a hepatite. Serão expostas as definições e as variedades da doença e suas recomendações. O foco do desenvolvimento serão os três principais tipos, a hepatite A, a hepatite B e a hepatite C, seus sintomas e evolução, prevenção, contaminação e contágio, diagnósticos, vacinação e tratamentos.
Palavras-chave: Hepatite A; Hepatite B; Hepatite C; Prevenção e saúde; Doenças infecciosas; Vacinas.
Introdução
A hepatite é uma inflamação aguda e crônica do fígado. É muito importante falar desta doença, pois ela é bastante comum e ocorre devido a diversos fatores. Estima-se que no Brasil existam 6 milhões de pessoas infectadas, sendo que apenas alguns milhares destes têm consciência disto.
A doença pode ser aguda e evoluir espontaneamente de forma favorável na maioria dos casos, sem deixar nenhuma seqüela. No entanto, uma hepatite mal cuidada pode evoluir e se tornar crônica, uma cirrose, ou até mesmo uma câncer.
Existem vários tipos de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus, as hepatites A, B, C, D, E, F e G. Em comum, todas as hepatites tem algum grau de destruição das células hepáticas. Os sintomas de uma hepatite variam segundo sua origem, porem determinados sinais, como a icterícia ( amarelão), urinas escurecidas, fezes esbranquiçadas, náuseas, ou fígado sensível ao toque, são comuns a todos os tipos de hepatite.
O modo de transmissão de uma hepatite depende também da origem desta. Uma das melhores estratégias de prevenção inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene. Existem ainda