Aspectos politicos de jaçanã - rn
1.1 Administração
A política local começou a ser implantada em Jaçanã um ano depois de Emancipação política, em 1963 quando o comerciante José Abdias da Silva foi escolhido pela comunidade para o cargo de prefeito interior. Coincidentemente o ano de 1963 era um ano de campanhas eleitorais, em que os administradores públicos eram eleitos por voto direto da comunidade que representavam e a administra - lá por cinco anos seguidos.
Em 31 de março de 1963 a 31 de janeiro de 1964 a cidade ficou sob a administração de José Abdias, este em apenas nove meses de mandato não pode realizar grandes coisas. Preocupou-se apenas em ordenar toda a parte burocrática, atualizando principalmente os documentos públicos esboçando as primeiras leis municipais. Em 1963 aconteceu a primeira campanha eleitoral do município, as candidaturas apresentaram duas chapas opostas: Manoel A. de Medeiros e João Pinheiro; e na outra: Dandiro Farias e Ricardo Paulo. Naquela época escolhia-se um candidato para prefeito e outro para vice, não necessariamente tendo que ser das as mesmas coligação. Nessa primeira eleição houve uma grande surpresa: venceram Manoel A. de Medeiros para Prefeito e Ricardo de Paulo para vice, que ficaram na administração no periodo de 01 de fevereiro de 1964 a 31 de janeiro de 1969. No final de 1968 uma nova eleição dividiu novamente a comunidade; Neste ano o código Eleitoral havia sido reformulado e já determinava a eleição de prefeito e vice em chapas conjuntas, assim a população acabou elegendo José Abdias que compreendeu o período de 01 de fevereiro de 1968 até 31 de janeiro de 1973, Abdias conseguiu a realização de importantes obras como: A delegacia de policia, construção do poço público, Sanitário público, e inicio da prédio da escola da CNEC.
Em 1977 acontecia a última eleição ds anos 70, que foi disputada por quatro candidatos: Manoel A. de Medeiros e Ricardo de Paulo e os novatos Joaquim Teixeira e João Tavares, venceu o Ex-prefeito Manoel