servico social na contemporaneidade
Anhanguera Educacional
Unidade Marte (Uniderp)
Serviço Social – 1ª Série – Turma A
Serviço Social na
Contemporaneidade
Participantes
Hellen Goulart Orlandi RA 6789364574
Tutora à distância: Prof.ª Norma Jornada
São Paulo, 13 de Junho de 2.013.
O objetivo deste trabalho é mostrar a evolução e os acontecimentos importantes, em busca de melhorias e reformas para o Serviço Social e todos os envolvidos no processo.
Primeiramente, fizemos uma entrevista com uma profissional do Serviço Social buscando saber em que ano a profissional se formou, quais foram as principais mudanças na área de atuação e quais foram as dificuldades para ingressar no mercado de trabalho após a formação,. Logo após, fizemos uma analise dessas respostas, buscando entender a relação da teoria com a prática e as mudanças do mercado de trabalho.
Após organizarmos esses dados, elaboramos um relatório contendo informações obtidas sobre a profissional entrevistada e as discussões do grupo quanto às principais mudanças no mercado de trabalho da profissão.
Elaboramos um relatório sobre o Projeto Ético-Político na terceira etapa deferindo suas bases.
Entrevista
A entrevista foi feita com a assistente social Clotilde Benedik de Sousa que é formada pela Universidade Nove de Julho no ano de 2012 e trabalha atualmente no Núcleo de Convivência Feliz Idade – PROMOVE1.
A profissional trabalha na região do Jaçanã que abrange uma vasta rede socioassistencial contando com 15 serviços, dentre eles: CRAS, CCAs, SASF, CJ, NCI e ILPI. A assistente social afirmou que a região é bem assistida, porém há questões sociais ainda predominantes como: bolsões de pobreza, desemprego, dependência química e alcoólica, famílias em vulnerabilidade social, onde num mesmo espaço convivem até três gerações, dando destaque para o idoso – o(a) avô(ó) - como provedor dessa família.
Ao ser interrogada sobre quais foram as dificuldades que