Contabilidade
1.1 Conceito: é a ciência que através de suas técnicas, estuda controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, com fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
A contabilidade permite o controle da movimentação do patrimônio das empresas. O patrimônio de uma empresa é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como vendas, pagamentos, recebimentos etc.
Registrando esses acontecimentos, a contabilidade terá condições de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, sempre que solicitada.
1.2 - OBJETO
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas.
Empresa ou Entidade: é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio. Resulta da combinação de 3 fatores de produção: Natureza, Capital e Trabalho.
Entidades Econômico-administrativas: são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, capital, ação administrativa e fim determinado.
1.3 - FINALIDADE
A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
a) Informações de natureza econômica: compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.
b) Informações de natureza financeira: abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
1.4 FUNÇÕES DA CONTABILIDADE
A maioria dos autores não faz uma referência destacada das funções da Contabilidade, preferindo ater-se no objeto e nos objetivos. Mas evidenciamos as definições de alguns estudiosos que fazem uma alusão direta das funções da Contabilidade. WILKEN (s/a:10-11) “função de controle serve de vigilância na fiscalização dos diversos órgãos das aziendas (organizações). Através dela a contabilidade mostra e examina as