Teste
Caso não consiga acessar com esta senha. Digite o comando: sudo passwd e crie uma nova senha para o root. No terminal, acesse o diretório /dev e digite o comando: ls sd* (para listar os hd´s sata´s) ou ls hd* (para listar os hd´s ide´s)
Observe que há um novo disco (sdb) vamos agora formatar o disco e logo em seguida deixa-lo pronto para uso com o comando mount.
Criando a partição:
Digite o comando fdisk /dev/sdb
Aparecerá o cabeçalho do programa, em seguida vamos entrar com o comando p (de print) para ver o que temos no disco:
Como não há nenhuma partição nesse disco, o p exibe apenas os dados do disco.
Para criar a partição em si, entramos com o comando n, escolhemos o tipo de partição (extendida ou primária), indicamos o primeiro e o último cilindro. A escolha dos cilindros é uma forma de se dizer o tamanho da partição. No caso, todo o disk terá uma única partição, então utilizaremos o primeiro e o último cilindro disponíveis, como abaixo:
Vamos pedir uma impressão para ver como ficou o disco:
Agora basta “salvar” as configurações, para isso utilize o comando “w” (write).
Formatando a partição:
Para formatar a partição que criamos, utilizaremos o comando mk2fs. Esse aplicativo faz tudo o que é necessário. Basta invocar o programa e indicar qual a partição. Também vamos chamar com a opção -j, que ativa o journaling. mke2fs -j /dev/sdb1
O programa irá escrever um bocado na sua tela, não se preocupe.
Montando a partição
Agora falta apenas criar o diretório e montar a partição. Vamos criar uma pasta para utilizar como backup /backup. Digite o comando mkdir /backup e logo em seguida ls / para ver se o diretório foi realmente criado.
Agora vamos montar a partição. O comando mount será invocado com três parâmetros. -t indica o tipo de sistema de arquivos que utilizamos para formatar a partição, no nosso caso é ext3. Em seguida