teste
Conectores
A maioria dos conectores atuais são conectores polarizados. Os conectores polarizados foram projetados para serem inseridos em apenas uma posição. Cada parte do conector tem um fio colorido com voltagem diferente que passa por ele, como visto na Figura 2. Conectores diferentes são usados para encaixar componentes específicos e em vários locais da placa-mãe.
Um conector Molex é um conector polarizado que costuma ser encaixado em uma unidade óptica ou no disco rígido.
Um conector Berg é um conector polarizado que costuma ser encaixado em uma unidade de disquete. Um conector Berg é menor que um conector Molex.
Um conector fêmea de 20 ou 24 pinos é usado para conectar à placa-mãe. O conector fêmea de 24 pinos tem duas fileiras com 12 pinos cada uma e o conector fêmea de 20 pinos tem duas fileiras com 10 pinos cada uma.
Um conector de alimentação auxiliar de 4 a 8 pinos tem duas fileiras de dois a quatro pinos e fornece energia para todas as áreas da placa-mãe. Esse conector tem a mesma forma que o conector de alimentação principal, mas é menor.
As fontes de energia padrão mais antigas usavam dois conectores chamados P8 e P9 para encaixar na placa-mãe. P8 e P9 eram conectores não polarizados. Eles podiam ser instalados de forma reversa, podendo danificar a placa-mãe ou a fonte de energia. A instalação exigia que os conectores estivessem alinhados com os fios pretos juntos no meio.
OBSERVAÇÃO: Se você tiver dificuldade no momento de inserir um conector, tente uma maneira diferente, ou verifique se não há pinos tortos ou objetos estranhos no caminho. Lembre-se que, se parecer difícil conectar qualquer cabo ou outra peça, algo está errado. Cabos, conectores e