Teste
Empresas de software de código aberto
Objetivos de aprendizagem
Compreender como as empresas de software proprietário funcionam e como se originaram as empresas de software de código aberto.
Entender como uma empresa de software de código aberto agrega valor ao seu produto.
Identificar formas de fornecer o software de código aberto.
3
Reconhecer como a introdução do software de código aberto afeta o mercado de TI.
Seções de estudo
Seção 1
Software proprietário
Seção 2 Como as empresas começaram a se formar
Seção 3 Instalação e manutenção
Seção 4 Suporte e consultoria
Seção 5 Outros modelos de negócio
Seção 6 Efeitos no mercado de TI
software_livre.indb 61
28/06/11 10:58
Universidade do Sul de Santa Catarina
Para início de estudo
O software de código aberto não pressupõe gratuidade, mas disponibilidade do código fonte e as implicações que isto traz em termos de licenças.
Embora a maioria dos produtos software de código aberto esteja disponível de forma gratuita, existem empresas comerciais que se mantêm ou conseguem extrair parte de sua receita de atividades relacionadas ao produto de código aberto. As estratégias de negócios destas empresas variam, e, com o passar do tempo, novas são criadas.
É importante entender como elas funcionam, para entender o quanto seguro e conveniente é adotar uma solução software de código aberto e verificar que a comercialização fortalece este modelo de produção.
Seção 1 – Software proprietário
O modelo de negócios do software proprietário opera de uma forma simples: a companhia vende ao cliente o direito de usar o software, mas não transfere a propriedade do produto.
As licenças restringem o que pode ser feito com o software, permitindo o uso por um usuário, um grupo de usuários ou para um determinado projeto. Adicionalmente, as empresas também vendem suporte, consultoria e serviços de integração.
O que é Modelo de Negócios?
O