Teste
Rev Bras Hipertens vol.14(2): 89-93, 2007.
89
Controle do estresse e hipertensão arterial sistêmica
Stress management training and systemic hypertension
Marilda Emmanuel Novaes Lipp1
RESUMO
ABSTRACT
O treino de controle do stress (TCS) na hipertensão arterial sistêmica tem sido o objeto de estudos que tentam avaliar a sua eficácia, principalmente no que se refere à mudança de estilo de vida, tão essencial para a adesão e aderência ao tratamento de doenças crônicas, como a hipertensão.
Foi verificado que a reatividade cardiovascular do paciente com hipertensão estágio 1, em situações de estresse interpessoal, varia em função do nível de estresse em que ele se encontra e também em função das suas características de personalidade. Pesquisas indicam que o TCS é eficaz na modulação da reatividade cardiovascular em momentos de estresse emocional e que auxilia tanto na adesão ao tratamento, quanto na reestruturação do modo de pensar, conduzindo a uma mudança estável e duradoura do estilo de vida, mais compatível com o auto-cuidado necessário no manejo de doenças crônicas. Essa modalidade de tratamento envolve um trabalho multiprofissional, que inclui psicoterapia breve focal, de base cognitivo-comportamental, direcionada para a aquisição de estratégias de enfrentamento do estresse, e orientações sobre nutrição, exercício físico, relaxamento e respiração profunda.
One specific type of stress management training developed to be used as a concurrent treatment for systemic hypertension, has been the object of studies that attempt to evaluate its efficacy, especially in regard to changes in life style, so fundamental for treatment adherence of chronic illnesses, such as hypertension. It was found that cardiovascular reactivity of borderline hypertensives, during moments of interpersonal stress, may vary as a function of the present stress level and personality traits. Research indicates that stress