TESTE
Questões
1 - Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
O trabalho de Taylor se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Taylor, concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhado de uma estruturação geral na empresa. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento, pela gerencia, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização, a remuneração utilizada na época foram as principais falhas estudadas por Taylor. As principais críticas a administração científica de Taylor são:
• Para os críticos a Administração Cientifica transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho.
• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo.
• A Administração cientifica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção.
2 - Fundamentando-se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a minimo custo. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos