Química
Uma importante propriedade de um átomo é sua massa. Expressa em gramas, a massa de um átomo de oxigênio é 2,7 x 10-23g. Este número é extremamente pequeno e um grama é uma massa muito grande em comparação com a massa de um átomo de oxigênio. Quando indicamos massas de átomos é conveniente usarmos uma unidade massa que seja muito menor do que um grama, na qual a massa atômica poderá ser indicada com valores que vão de um a várias centenas. (Indicar a massa de um átomo em gramas é como expressar a massa de uma pulga em toneladas.).
AS MASSAS ATÔMICAS
A massa de um átomo é conhecida como massa atômica e é normalmente expressa pelo uso de uma unidade extremamente pequena chamada de unidade de massa atômica, abreviada u (Dalton). Arredondando para o inteiro mais próximo, a massa de um átomo de oxigênio é 16 u, a massa de um átomo de flúor é 19 u, e a de átomo de ouro, 197 u. O átomo que tem a menor massa é o hidrogênio, 1 u. Uma unidade de massa atômica é 1/12 avos da massa do isótopo de carbono mais comum.
Muito embora massas atômicas sejam normalmente indicadas sem unidades nas tabelas e gráficos, u deve ser sempre subentendido.
Muitos elementos ocorrem na Terra como uma mistura de vários átomos diferentes chamados isótopos, cada um com uma massa diferente. O valor da massa atômica de cada elemento é a massa de um "átomo médio" de elemento. Com poucas exceções, os isótopos de um elemento têm essencialmente as mesmas propriedades químicas.
AS MASSAS MOLECULARES
A massa de uma molécula é a soma das massas de seus átomos componentes e é chamada massa molecular. Por exemplo, sendo que a massa atômica do carbono é 12,0 u e a do hidrogênio é 1,0 u, então a massa molecular do etileno, fórmula molecular C2H4, é 2(12,0 u) + 4(1,0 u), ou 28,0 u.
AS MASSAS DE FÓRMULAS
A soma das massas de átomos indicada em uma fórmula empírica é chamada massa de fórmula empírica, ou mais simplesmente, massa de fórmula. Realmente,