teste
Empowerment
é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
Apresenta-se um estudo de casos em duas empresas manufatureiras do interior de São Paulo
O empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
É uma alternativa para o paradigma tradicional de gestão. O novo paradigma está focado na desburocratização, na descentralização, na flexibilização e na inovação (Herrenkohl, Judson e Heffner,
1999; Cunningham e Hyman, 1999; Wilkinson, 1997; Pfeiffer e Dunlop, 1990).
A escolha dessas empresas deve-se à potencialidade de se realizar uma análise comparativa dos processos de desenvolvimento e dos tipos de empowerment com o estágio evolutivo das áreas de gestão da empresa, verificar as estratégias competitivas, os programas de qualidade, bem como a gestão de recursos humanos que viabilizaram esta abordagem de projeto de trabalho (Rodrigues, 2002).
A pesquisa realizada tem um caráter exploratório e foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas em visitas técnicas. As entrevistas foram aplicadas aos seguintes gerentes: geral da organização, de recursos humanos, de desenvolvimento de produto, de qualidade e de produção, de cada empresa estudada. Na Empresa A, foram entrevistados somente o gerente de produção e o de recursos humanos, pelo fato de a empresa não possuir, nesta unidade, os gerentes geral, de qualidade e de desenvolvimento de produto. A pesquisa foi realizada durante o segundo semestre de 2002.
Assim sendo, todas as informações aqui colocadas referemse a este período de tempo.
A Empresa A caracteriza-se como uma das plantas industriais da Divisão Brasil de uma empresa multinacional