teste
Como se tratava de ações cujo resultado esperado era de longa maturação, houve muito espaço para a multiplicação de análises interessadas em atacar a política, na expectativa de produzir um nível de descrédito capaz de paralisar o processo. O Banco Central, no entanto, estava correto ao insistir em colocar a mais alta prioridade na redução da Selic. o longo prazo, as manobras com o juro têm um espectro de influência sobre o sistema econômico que transcende seu papel de estabilizar a taxa de inflação. Procurar trazer a taxa de juros real no Brasil ao nível internacional era (e continua sendo) fator fundamental em múltiplos aspectos, todos favoráveis à aceleração do desenvolvimento econômico.
O nível das taxas de juro será um elemento vital para a retomada dos investimentos privados e decisivo para aumentar a capacidade do investimento público nos empreendimentos nos setores da energia ou voltados para a solução dos gargalos logísticos na infraestrutura, os objetivos nomeados como prioritários na atual fase do governo. Reduzir o juro real diminui o custo do financiamento da dívida pública e libera recursos para o aumento do investimento público.
Produz ainda efeitos substanciais na vida dos cidadãos e das empresas, por exemplo: 1.Valoriza os ativos (como imóveis) das famílias, com o aumento da sua capacidade de obter crédito e estimulando o consumo. 2. Tende a aumentar o valor dos ativos financeiros, das ações nas Bolsas (o que também aumenta o patrimônio das famílias) e o valor das empresas.3. Melhora a qualidade dos empréstimos bancários e os estimula, porque aumenta o lucro das empresas e reduz o risco da inadimplência. 4. Restitui à taxa de câmbio o seu