Arqu
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até os dias de hoje. Fixada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofício, projetado no final do século XIX, seu espaço físico é muito bem preparado, amplo e iluminado. As obras de arte estão distribuídas ao longo de várias salas, organizadas por assunto. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado à mostra de longa duração.
Para quem visita a cidade de São Paulo em busca de arte e entretenimento, a Pinacoteca é parada obrigatória. É um espaço lindíssimo e muito agradável, onde é possível passar horas apenas apreciando as belas obras de arte que ela nos oferece. Todos ficam muito impressionados com o edifício, que por si só já é uma obra de arte. Durante a visita, acontecia a exposição do artista plástico Alberto Giacometti, cujas obras acompanham os grandes movimentos artísticos da modernidade: o surrealismo, cubismo e abstração. Essa exposição era capaz de prender a atenção dos visitantes, por contar com obras diferentes e bem elaboradas, o que foge do que é comumente visto em exposições do tipo.
Dividida em várias salas da Pinacoteca, a coleção nos chama a atenção por seus traços marcantes e nos convida a abrir nossos olhos a questões filosóficas que envolvem o individuo. Foi possível observar também que, em alguns cômodos, em meio às demais obras do acerto, havia uma fotografia, uma pintura e uma escultura, todas retratando um mesmo tema, e ao lado um breve texto explicativo. Quando algum visitante parava para vê-las, logo em seguida era abordado por um funcionário da Pinacoteca com um pequeno questionário, visando analisar qual a percepção o visitante havia tido daquele pequeno diferencial em meio ao acervo do local.
Foi aproveitado cada momento da visita, aguçando o sentido crítico e aproveitando a oportunidade de presenciar obras e expressões de arte. A Pinacoteca do Estado de São