Antropologia geral
1. Conceitue a antropologia.
É um conjunto de teorias e diferentes métodos e técnicas de pesquisa que buscam explicar, compreender ou interpretar as mais diversas práticas dos homens e mulheres na sociedade.
2. Explique:
a) Evolucionismo social – teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais se acredita que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
b) Positivismo – assim como no evolucionismo tenta buscar explicações racionais, tentando livrar-se do domínio das explicações religiosas.
c) Etnocentrismo – Consiste em uma postura na qual tomamos a nossa sociedade e a nossa cultura, nossos valores, práticas e crenças, como medida para julgar valores, práticas, crenças, em fim, tudo que constitui culturas diferentes da nossa.
3. Comente a frase “O homem é produto do meio”, considerando as concepções do determinismo geográfico e biológico.
O homem se adapta às condições do meio em que convive, e ali ele aprende a língua local, um trabalho desempenhado etc. Ex. uma criança chinesa criada no Brasil vai aprender a língua brasileira, então vemos que mesmo herdando traços físico de nossos ancestrais nosso comportamento não é herdado geneticamente.
4. De que forma as mudanças culturais afetam a sociedade?
É inevitável que aja mudanças culturais dentro de uma sociedade com o decorrer dos tempos. Pois o “homem” é capaz de questionar seus hábitos e modifica-los, nesse sentido há uma certa evolução cultural que fortalece a identidade desta sociedade. No entanto quando há mudanças culturais através do contato com sociedades de culturas diferentes, e nesse contato não há uma relação de troca e sim uma imposição de mudanças de forma coercitiva, entra-se em um processo de desculturalização onde se acaba destruindo toda história da construção cultural da sociedade subjugada.
5. Diferença e desigualdade são sinônimos na antropologia