Introduçao a antropologia geral
→ Etimologicamente, o termo Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo), significa estudo do homem.
→ Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.
→ Isso lhe confere um tríplice aspecto:
1- Ciência Social: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados;
2- Ciência Humana: volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem.
3- Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
→ Assim, relaciona-se com as chamadas ciências biológicas, visando o ser físico e com as ciências culturais, visando o ser cultural.
CONCEITUAÇÃO
→ Hobel e Frost (1981: 3) definem a Antropologia como “a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior, social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística.”
→ A Antropologia tem uma dimensão biológica, enquanto Antropologia Física; uma dimensão sociocultural, enquanto Antropologia Social e/ou Cultural; e uma dimensão filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?
→ Apesar da diversidade dos campos de interesse, constitui-se em uma ciência polarizadora, que necessita da colaboração de outras áreas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que seu foco de interesse é o homem e sua cultura.
→ A antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas espectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como “a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento.” O seu interesse está no homem como um todo – ser biológico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
→ Tenta compreender a natureza humana em todos os seus aspectos, no espaço e no