ANTROPOLOGIA GERAL
Segundo a filosofia, o real é “aquilo no qual, mais cedo ou mais tarde, a informação e o raciocínio resultarão das minhas e das suas fantasias. Uma analogia entre a realidade e a verdade, expressa a existência da verdade, como uma coisa que é como é, independentemente de como possamos pensar que seja. Temos de investigar o que é a sua natureza, pois a existência do real subtende uma resposta última para toda questão.
A percepção pode falhar, ela comete erros. ” (BACHA, 2003, p. 58)”
• IGNORÂNCIA. Do latim “ignorantia”, originado do prefixo privativo “in”, associado ao radical de origem grega “gnos” = conhecimento; significa, pois, etimologicamente, ausência de conhecimento.
A ignorância, como fenômeno social, tem uma de suas principais causas no analfa-betismo. Nem todo analfabeto é ignorante; pela experi¬ência da vida e pelos meios sonoros de co¬municação que muitos letrados. Entretanto, não resta dúvida que a alfabetização é o caminho normal de acesso, para o povo, às riquezas da cultura. A ignorância popular, é não apenas um índice de que o povo é subdesenvolvido, mas um tremendo obstáculo para o seu desenvolvi¬mento. POR EXEMPLO: na minha opinião pessoal: O progresso industrial e agrícola, só se faz pela transmissão de conhe¬cimentos e técnicas, cuja assimilação, por um povo ignorante, é extremamente