Filme "Um golpe do Destino"
Unidade de Chapecó
Curso de psicologia
Componente Curricular: Psicologia Hospitalar
Acadêmica: Caroline Bernardi de Melo
“Um golpe do destino”
Um golpe do destino baseia-se na história do Dr. Jack McKee, um renomado cirurgião de um grande hospital. Arrogante e antiético. Nenhuma forma de tratamento humanizado era percebida na sua forma de prática médica e em sua posição privilegiada dentro do hospital, pregava a seus residentes que nenhum laço de apego ou envolvimento com os doentes deveria ser criado; seu lema era: “corta, entra e sai, sem nenhum envolvimento”. Essa falta de envolvimento do Dr. McKee também era sentida pela família. Tão raro sua presença em casa, que quando acontecia, esposa e filho se surpreendiam. Sua vida era totalmente voltada ao trabalho. Um dia, depois de vários sinais de que havia algo errado com sua garganta, o doutor foi diagnosticado com um tumor maligno na laringe. Incrédulo e assustado ouviu de um jeito frio e mecanicista da colega de equipe que estava com câncer, jeito este que até o presente momento ele tratava seus pacientes.
A doença é sentida pelo indivíduo como uma agressão que abala sua condição de ser, tornando o futuro incerto, pois se instala de maneira abrupta e não permite gradativa adaptação a essa facticidade. Com a instalação da doença, uma série de sentimentos confusos e dolorosos pode acompanhar o indivíduo. (SANTOS E SEBASTIANI, 1996)
O adoecimento também gera muitos sentimentos angustiantes, mas principalmente no caso do câncer, o adoecer traz o temor frente à vida, o medo da terminalidade. Nesse sentido, “a doença é mais que um corpo que veicula os sintomas, mais que um papel a assumir temporariamente, mais que um comportamento: ela é um modo de vida, um ato de comunicação, uma ocasião de dizer e fazer o sentido de sua vida e de sua morte” (VALLE, 1997). Desse momento em diante a vida do médico teve uma grande reviravolta.
No período de