ATPS 1
Este trabalho visa conceituar a disciplina Comportamento Organizacional e para isso foi confrontada as idéias de Hunt, Schermerhorn e Osborn, contidas no livro “Fundamentos de Comportamento Organizacional”, com as idéias de Eduardo Soto extraídas do livro “Comportamento Organizacional”.
Para elaboração do quadro comparativo entre Sistemas Abertos e Sistemas Fechados foram pesquisados os livros de Chiavenato e Bowditch.
Conforme Hunt, Schermerhorn e Osborn, o Comportamento Organizacional é uma disciplina aplicada baseada em métodos científicos que estuda os indivíduos e os grupos em organizações. Para tanto é usado a abordagem da contingência, a qual reconhece que as práticas gerenciais devem estar sob medida para se encaixar na natureza exata de cada situação.
Para Hunt, Schermerhorn e Osborn, os administradores devem lançar mão do Comportamento Organizacional afim de buscar soluções práticas para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos e ao mesmo tempo garantir aos seus colaboradores qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Na mesma direção, Soto relaciona o Comportamento Organizacional com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações. Para Soto, o estudo do Comportamento Organizacional revela ferramentas que auxiliam as pessoas a entender melhor o mundo do trabalho em mudança contínua, a superar a resistência à mudança e a melhorar para criar uma cultura organizacional que prospere com a mudança.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO
• Teoria da administração Clássica
• Modelo Racional
• Conjunto estável de tarefas e metas
• Busca a certeza
• Incorpora apenas variáveis diretamente associadas ao empreendimento que tem por meta
• Sujeita-se a uma rede de controle monolítica
• Pouca importância a necessidade de adaptação às mudanças no