teste
Leonardo gerou vários projetos, que o momento prático coincidiu com o momento teórico. Mas para alguns só o resultado que importa, mas para outros é preciso formular uma nova lei, novo principio, uma nova teoria. Por exemplo, a lei da AÇÃO/REAÇÃO – ele teve essa ideia, mas não conseguiu formular de forma explicita. Será que ele percebeu a diferença entre “trabalho” e a noção de “força”?! No caderno de Leonardo não há nada nas suas escritas que fosse essencialmente nova ou que fosse desconhecida para as escolas científicas na Itália da sua época.
Não haverá um pouco de miopia no modo de avaliar a originalidade de Leonardo?! Naquela época não existia a “ciência moderna” portanto ele não a dominava em sua forma perfeita. Por outro lado, conseguimos ver a inteligência técnica desse engenheiro.
Resumindo: é possível dicernir concretamente a maturação de Leonardo em sua metodologia?
Moinho de água e modelos hidráulicos
Na época de Leonardo os moinhos de água eram objetos técnicos de primeira linha, Leonardo como engenheiro refletiu na melhor maneira de aproveitar a disposição das palhetas. Primeiramente faltava-he certas noções, mas se esforça para analisar. Fica entre alturaxPeso. As questões são: a palheta em forma de cuia é mais eficaz? Pois de um lado consegue-se mais peso, mas por outro a lado a água a água não cairá sobre uma plataforma dura, o que acarreta uma perda de rendimento. Portanto, se queremos mais rendimento é melhor que bata sobre um corpo sólido.
Solução: primeiro a água bate sobre uma superfície dura e depois cai na palheta em forma de cuia que prolonga a sua ação.
Conclusão: Leonardo sempre recorreu a um método experimental, e então estudar objetivamente suas teorias.
A analogia entre o parafuso e plano inclinado
A polia, o parafuso e a roldana usam o mesmo esquema: o plano inclinado.
A questão em si é que como todos esses objetos possui esse mesmo plano inclinado, as