8569
Experimento: 04
DETERMINAÇÃO DO OXIGÊNIO
Luana Rodrigues da Silva Nº 18
Turma 01
Disciplina: TMI.II
Aula Prática realizada dia 02/10/2013
Entrega: 09/10/2013
Suzano, Outubro
2013
1.OBJETIVO
• Determinar o oxigênio por meio de reações de amostra e testá-los na presença de faísca.
2. INTRODUÇÃO
O oxigênio é o elemento localizado no segundo período da tabela periódica , no grupo 16 da classificação periódica dos elementos, de número atômico 8 e massa atômica 16u. O oxigênio apresenta muitas diferenças em relação aos demais elementos pertencentes à sua família, tais diferenças estão associadas ao seu tamanho pequeno e sua alta eletronegatividade, já que o oxigênio é o 2º elemento mais eletronegativo perdendo apenas para o flúor, e a ausência de orbitais uma vez que o oxigênio utiliza de orbitais hibridizados para formar ligações duplas fortes. O oxigênio possui distribuição eletrônica, segundo a teoria de Linus Pauling, 1s22s22p4, atingindo o octeto quando faz duas ligações covalentes, ou seja, compartilhando 2 elétrons.
O oxigênio é o mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre como moléculas de O2, que a temperatura ambiente é um gás inodoro, incolor, insípido, comburente, mas não combustível,perfazendo 20,9% em volume e 23% em peso da atmosfera terrestre, sendo essencial na respiração celular dos organismos anaeróbicos. A maior parte do O2 é produzido pela fotossíntese, processo feito pelas plantas onde a clorofila nelas presente converte a luz solar e o dióxido de carbono em fonte de alimento para si.
Já em laboratórios químicos pode ser obtido reagindo água oxigenada com iodeto de potássio como o relatório presente. Reagindo com a água e liberando O2
2 KI + H2O2 I2 + 2 KOH
KIO+H2O2 KI+H2O +O2
Figura1: Representação da coleta de oxigênio (semelhante ao da experiência presente)
3.PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
• Kitassato
• Tubo de