teste
Tendo em vista que nossos desejos são ilimitados e há uma escassez de recursos (mão de obra, máquinas e matéria prima) a economia estudará o que, como e para quem produzir.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica que uma sociedade se organiza.
Os seus elementos básicos são:
. Fatores de produção – recursos humanos, capital, terra, reservas naturais e tecnologia.
. Unidades de produção - Empresas
. Instituições política, jurídicas, econômicas e sociais
Tipos de Sistema:
Capitalismo, economia de mercado: regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Os problemas da escassez são resolvidos predominantemente pelo mecanismo de preços atuando por meio da oferta e da demanda.
A partir de 1930 passaram a predominar os sistemas de economia mista, onde ainda prevalecem as forças de mercado, mas com a presença do Estado. O governo e iniciativa privada interagem para encontrar uma solução para os problemas econômicos.
Sistema socialista: as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão estatal de planejamento. Os fatores de produção (meios de produção) são controlados pelo Estado.
Existem dois tipos de estudo econômico:
Economia Positiva: trata da explicação científica de como a economia concreta funciona. É uma análise do que é.
Economia Normativa: oferece recomendações baseadas em juízos pessoais de valor
Economia e Direito
Além dos mecanismos de mercado, como oferta e demanda, que determinam os preços, a ação governamental por meio das leis, visa proteger e defender o consumidor, coibir e repreender abusos de mercado. A justificação da intervenção governamental nos mercados se apoia nas chamadas “imperfeições de mercado”.
Lei antitruste – Atuam sobre as estruturas de mercado, assim como na conduta das empresas e visa evitar os monopólios e oligopólios.