Cortes e Perspectivas
O corte é o desenho de um objeto depois ser seccionado por um plano imaginário convenientemente dirigido, e retirada sua parte mais próxima do observador. Representa com exatidão detalhes ou perfis não revelados em outras vistas, que podem dificultar a rápida e correta interpretação do desenho.
2. O que diferencia um corte total e um meio corte?
Corte Total: Quando o objeto é cortado em sua extensão por um plano secante. As superfícies atingidas pelo corte são representadas com hachuras com a finalidade de proporcionar uma melhor visualização.
Meio Corte: Apenas a metade do objeto é cortada, permanecendo a outra metade em vista externa. Este tipo de corte é peculiar aos objetos simétricos.
4. O que são desenhos em perspectivas?
A perspectiva é um recurso que utilizamos em desenho, para representar um objeto tridimensional (largura, altura e profundidade) em uma folha que tem duas dimensões utilizáveis (largura e altura).
5. Quais são os principais tipos de perspectivas?
Tipos de perspectivas: Cavaleira, Axonométrica e Cônica.
6. O que diferencia uma perspectiva cavaleira de uma perspectiva cônica?
Perspectiva Cavaleira: Resulta da projeção cilíndrica oblíqua, estando o objeto com uma face paralela ao quadro. Costuma-se adotar os ângulos de 30°, 45° e 60° para o eixo das projetantes.
Perspectiva Cônica: Resulta da projeção cônica do objeto sobre o quadro.
7. Descreva as 5 fases de elaboração de um desenho a partir da correspondência entre vistas ortográficas e perspectivas isométricas.
1ª Fase: Para traçar o prisma auxiliar, você precisa das medidas aproximadas do comprimento, da largura e da altura do modelo, que aparecem indicadas no desenho técnico anterior.
2ª Fase: Para traçar os elementos da face da frente do modelo, observe bem a vista frontal.
3ª Fase: Para traçar os elementos da parte superior do modelo, observe bem a vista superior.
4ª Fase: Para traçar os