Relatório de Laboratório de Quimica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
PRÁTICA 1:
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Química Geral e inorgânica – QGI
Joinville, 2009.
1. INTRODUÇÃO
Esta atividade desenvolvida em laboratório abordará os conceitos de métodos de separação de mistura. A separação das substâncias é possível em razão das diferenças em suas propriedades físicas.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do numero de fases que apresentam, onde a partir dessa será escolhido o melhor método de separação.( SARDELLA, Antônio; FALCONE, Marly.2007.cap.4, p.43)
2. OBJETIVO
O objetivo principal da prática em laboratório foi separar os componentes de vários tipos de misturas utilizando o processo de separação mais adequado e identificar quando as misturas são homogêneas ou heterogêneas.
3. MISTURA E SEPARAÇÃO
3.1 MISTURAS
Mistura é associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes.
Para saber se um composto é uma mistura ou apenas um componente, basta utilizar métodos de separação de misturas para verificar.
Estes métodos são chamados de análise imediata, sendo como dito, não alteram a natureza das substâncias. E para cada tipo de mistura existem vários métodos diferentes.
MISTURAS HOMOGÊNEAS:
São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.
MISTURAS HETEROGÊNEAS:
São aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas pode-se distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.
3.2 SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Podem-se utilizar várias técnicas para