Relatorio laboratorio de quimica
Resumo:
O objetivo deste relatório é comentar sobre os procedimentos de segurança, materiais usados em laboratórios de química e dissertar sobre alguns acidentes comuns nesse local.
Introdução:
A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos. As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, mas resumidamente são: instruções não adequadas, supervisão insuficiente do executor e/ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas e alterações emocionais.
Para maior segurança, ao se trabalhar em um laboratório, é necessário conhecer e obedecer todas as normas de segurança, conhecer os equipamentos e as substâncias que serão usadas, além de saber manuseá-los, e caso haja algum acidente, é necessário saber como proceder a fim de evitar piorá-los.
Procedimentos de segurança
O laboratório de química é um local de trabalho em que cautela e atenção são primordiais para a execução e obtenção de bons resultados. Ter uma conduta de segurança evita que acidentes de variadas proporções possam acontecer, além de evitar desperdícios ou quebras nos próprios materiais de trabalho.
Existem algumas regras de seguranças essenciais para o funcionamento de um laboratório, são elas:
* Conhecer a localização das saídas de emergência. * Conhecer a localização e o funcionamento de extintores de incêndio, caixas de primeiros socorros, chuveiros e equipamentos de proteção. * Não comer, beber, fumar ou guardar alimentos no laboratório. * Nunca trabalhar no laboratório sem a presença do professor. * Utilizar os aparelhos só depois de ter lido e compreendido as respectivas instruções de