Teste
b) sistema socialista, ou economia centralizada: nesse sistema, questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores da produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos e matérias-primas;
2. Por que as economias de mercado precisam das instituições?
As economias de mercado precisam das instituições para garantir o direito de propriedade de modo que os indivíduos tenham condições de possuir e controlar os recursos escassos.
3. Cite os fatores de produção e o tipo de remuneração de cada um deles.
4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva? A teoria de Keynes é baseada no principio de que os consumidores aplicam as proporções de seus gastos em bens e poupança, em função da renda. Quanto maior a renda, maior a percentagem da renda poupada.
Assim, se a renda agregada aumenta em função do aumento do emprego, a taxa de poupança aumenta simultaneamente. E como a taxa de acumulação de capital aumenta, a produtividade marginal do capital se reduz, e o investimento é reduzido já que a lucratividade é proporcional a produtividade marginal do capital.
Ocorre então um excesso de poupança em relação ao investimento, o que faz com que a demanda efectiva fique abaixo da oferta e assim o emprego se reduza para um ponto de equilíbrio onde a poupança e o investimento fiquem iguaís.
Como esse equilíbrio pode significar a ocorrência de desemprego involuntário em economias avançadas (onde a quantidade de capital acumulado seja grande e sua produtividade seja