Teste
Na camada de enlace de dados são tratados algoritmos que permitem uma comunicação eficiente e confiável entre dois computadores adjacentes. As duas máquinas devem estar fisicamente conectadas através de um canal de comunicação cujos bits são transmitidos na ordem exata em que são enviados.
Os protocolos usados na comunicação devem levar em conta que canais de comunicação produzem erros ocasionais, possuem uma taxa de dados finita e há um retardo de propagação diferente de zero entre o momento em que o bit é enviado até o momento em que ele é recebido.
1.Serviços Oferecidos à Camada de Rede
A função da camada de enlace de dados é fornecer serviços à camada de rede. O principal deles é transferir dados da camada de rede da máquina origem para a camada de rede da máquina destino. Uma entidade da camada de rede envia bits para a camada de enlace de dados a fim de que sejam transmitidos a seu destinatário.
A camada de enlace de dados pode ser projetada de modo a oferecer diversos serviços, que podem variar de sistema para sistema. Três possibilidades oferecidas com freqüência são:
Serviço sem conexão e sem confirmação
Serviço sem conexão com confirmação
Serviço orientado à conexão
O serviço sem conexão e sem confirmação consiste na situação em que a máquina origem envia quadros independentes à máquina destino, e não é necessário que a máquina destino confirme o recebimento desses quadros. Nenhuma conexão é estabelecida ou liberada durante o processo. Se um quadro for perdido não haverá qualquer tentativa de recuperá-lo na camada de enlace de dados.
No serviço sem conexão com confirmação ainda não há conexões sendo usadas, mas cada quadro enviado é confirmado. Dessa forma, o transmissor fica sabendo se um quadro chegou ou não. Caso não tenha chegado o quadro poderá ser reenviado.
Oferecer recursos de confirmação em nível da camada de enlace e dados é uma questão de otimização, e não uma obrigatoriedade. A