TESTE WISC
R: A Avaliação Psicológica ou Psicodiagnóstico é o conjunto de informações obtidas pelo psicólogo com ou sem a utilização de testes junto ao paciente e/ou familiares para esclarecimento e compreensão, o mais completa e profundamente possível das condições do paciente. É realizada para identificação de distúrbios emocionais, problemas de conduta, condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescente e adulto, e destinado a subsidiar pais, escolas e profissionais da saúde que necessitem da atuação do psicólogo. O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco ou não na psicopatologia (transtorno mental), criando condições para a compreensão da personalidade do paciente.O processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, de acordo com os motivos do encaminhamento.Dessa forma, utiliza-se de técnicas e testes psicológicos, tendo tempo delimitado e número de sessões definido.
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.
2. Quais os cuidados éticos a serem seguidos na avaliação psicológica?
R: É necessário que o psicólogo se mantenha atento aos seguintes princípios: *Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica. *Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com